sábado, 17 de agosto de 2013

Insucesso Escolar - Nuno Lobo Antunes

Insucesso Escolar


Citando Nuno Lobo Antunes "na faculdade aconteceu um milagre. Um médico, superiormente inteligente, ouvia-me. Uma coisa extraordinária, que mudou o rumo de uma vida. O simples facto de haver alguém que eu admirava e respeitava, e que respondia de igual forma, transformou o aluno medíocre. As classificações melhoraram de forma notável."
"Muitas vezes penso no poder da circunstância, de um encontro, no traçado da minha vida. Uma palavra de incentivo, ou outra atirada sem cuidado, marcam uma existência. Definitivamente. Poder enorme, tremenda responsabilidade a dos professores. A ideia que as crianças formam delas próprias depende em boa medida do que se passa dentro dos muros da escola." 
"Todos os dias avalio crianças com insucesso escolar. as razões são quase sempre múltiplas e complexas. O diagnóstico principal deve ser formulado: dislexia, perturbação da atenção, défice cognitivo. O primeiro mais o segundo em proporções variadas. Um pouco disto ou daquilo. Mas há também os círculos criados pelo sucesso e pelo insucesso, virtuosos ou viciados, conforme a capacidade de quem educa para olhar as crianças e descobrir, mais além do espanto, que o seu olhar revela o potencial que a mudez das suas bocas esconde. E mudar-lhes o futuro."


Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia do pai - Janelas com poema - 2024

Para comemorar este dia tão especial deixo-vos estas janelas para oferecer no Dia do Pai. Têm duas opções, uma para colocar fotografia e out...